
Principais Níveis de Amputação
Amputação é definida como a remoção cirúrgica ou perda parcial ou total de uma parte do corpo, como braços ou membros. Geralmente é diferenciada da desarticulação, em que uma parte é removida através de uma articulação.
Membro Superior
Amputação do quarto dianteiro – Neste tipo de amputação, a escápula, 2/3 laterais da clavícula e todo o membro superior são removidos.
Desarticulação do ombro – Remoção através da articulação do ombro. A desarticulação geralmente não é tão popular nos membros superiores, exceto no ombro. Mesmo na desarticulação do ombro, a cabeça do úmero é preservada sempre que possível para manter o contorno do ombro para a cósmica.
Amputação acima do cotovelo – Amputação acima do cotovelo através do braço.
Desarticulação do cotovelo – Remoção através da articulação do cotovelo
Amputação abaixo do cotovelo – Amputação através dos ossos do antebraço
Desarticulação do punho – Amputação através da articulação radiocarpal
Amputação de raio – Remoção de um dedo com respectivo metacarpo da articulação carpo-metacarpal
Amputação de Krukenburg – Esta é uma amputação abaixo do cotovelo, geralmente realizada em ambos os lados. O antebraço é dividido entre o rádio e a ulna. Este pode ser usado como um garfo e proporciona uma preensão em pinça. Fazendo uma “fórceps” com dois ossos do antebraço para amputação.
Membro Inferior
Amputação do quarto traseiro – Nesta amputação, parte da pélvis é removida junto com a extremidade inferior.
Desarticulação do quadril – Amputação através da articulação do quadril
Amputação acima do joelho – Amputação através do fêmur
Desarticulação do joelho – Amputação através do joelho
Amputação abaixo do joelho – Amputação mais comumente realizada, trauma grave no pé e na perna. A amputação é realizada através dos ossos da perna.
Amputação de Syme – Amputação através da articulação do tornozelo. A pele intacta sobre o calcanhar é fixada de volta à extremidade do coto, com ou sem parte do calcâneo. Devido ao calcanhar intacto, ele se torna um coto de suporte da extremidade, e os pacientes geralmente conseguem caminhar muito bem, mesmo descalços, após esse tipo de amputação.
Amputação de Chopart – Através da amputação da articulação talonavicular
Amputação de Lisfranc – Através da amputação das articulações intertarsais
Ao realizar uma amputação, existe o cuidado especial para garantir que o procedimento não prejudique o funcionamento do membro remanescente. É vital condicionar, encurtar e alisar o osso remanescente, para que haja um coto saudável que, no futuro, possa suportar a carga de uma prótese e reduzir o risco de complicações.
Deixe um comentário